sexta-feira, 7 de junho de 2013

José Carlos Libâneo

Pedagogia e pedagogos, para quê?

Quando falamos que estamos cursando Pedagogia logo vêm à mente das pessoas que amamos dar aulas afinal estas pessoas pensam que Pedagogia se trata apenas de uma sala de aula cheia de crianças.

Mas, o que é um pedagogo?

O que se estuda em Pedagogia?

Qual a melhor forma de se ensinar?


Para ajudar a nortear as respostas,v ejamos o que o escritor José Carlos Libâneo registrou em sua obra: Pedagogia e pedagogos,para quê?


Para que a instituição escolar seja um local de aprendizagem, faz-se necessários mediadores que contribuam eficazmente para sua melhor forma de transmissão e,tendo em vista a necessidade,surgem os pedagogos.


Identifica-se um Pedagogo através da sua área de pesquisa e campo de influência nas diversas ações educacionais e política, gestão e estruturação educacionais que se relacionam com aspectos sociais dos educandos. E educativas, educar utilizando diversas formas, buscar resultados e métodos de conhecimento. Pedagogos são aqueles que se dedicam ao controle e a resolução intencional de complicações educativas.

Jose Carlos Libâneo destaca a temática da formação de pedagogos e a profissão de pedagogia fazendo uma análise das transformações ao longo da história. E com o decorrer dos anos Libâneo faz várias indagações a respeito dos elementos que constituem a pedagogia. Ele acreditava que todos os cidadãos têm e possuem o direito a educação.

O autor esclarece questões como o trabalho pedagógico, desde a formação pedagógica até a prática e ressalta que há um grande dilema entre ser professor com experiência e possuir formação em áreas específicas.
Pedagogia é a forma como se transmite o que se quer ensinar, os recursos utilizados para realização do processo. Trata-se do contexto, história e resolução de problemas. A Pedagogia é uma ciência norteando a educação. Existem diversas maneiras de ensinar, dentre elas destacam-se a educação informal, não-formal e formal.
Informal: Trata-se de práticas e influências que vem através do meio.
Não-formal: Trata-se de ensinos feitos em instituições educativas que não esteja dentro padrões institucionais, mas com estrutura e organização.
 Formal: Trata-se de instância com objetivos educacionais.

Pedagogia é, em sua totalidade, o ato de educar, a prática educativa bruta que se faz presente na sociedade como um das maneiras básicas dos parâmetros que configuram a atividade humana.

A educação é a totalidade das práticas, estrutura familiar ,psicológica e social, influências, que intervêm no processo humano e em sua posição diante do meio natural e social, demonstrando realidades esperadas por aqueles que procuram imergir em novos paradigmas na sociedade, devido aos seus contextos e vidas e diferentes.


A pedagogia trabalha com a prática social da educação, incluindo a docência.

No fim dos anos 70 era muito questionada a identidade do curso de pedagogia e do pedagogo. Obras como: “o pedagogo em escola publica” e a “supervisão da educação – do autoritarismo ingênuo a vontade coletiva” Loyola, ajudaram na atividade profissional dos pedagogos.

Nos anos 80 a ANFONE iniciou um movimento para redefinir a pedagogia, pois, cogitava-se que o campo profissional do pedagogo era o mesmo de um educador e a área que o pedagogo exerce vai alem da docência. 

Um dos fatores que marcaram bastante essa época foi o fato que pedagogos começaram a desviar do foco como profissional, pois ocorreu que em algumas faculdades de educação mudavam o curso de pedagogia em licenciatura para professores das series iniciais e ensino médio.

A pedagogia é complexa com faces multíplices, por isso é necessário que ela seja reavaliada, assim será desenvolvido um novo olhar sobre suas contribuições dentro do currículo.

Durante a formação pedagógica é necessário que seja estendido a todos os profissionais no campo da educação, pois todos precisam estar preparados para receber todo o conjunto presente no âmbito escolar.
 
A obra de Libâneo possui vários textos com o objetivo de responder a pergunta que é o titulo do livro, e para responder é necessário que aos envolvidos com a pedagogia busquem atingir-se e preocupar-se em saber sobre a pedagogia e a profissão de pedagogo.

Em vários capítulos Libâneo destaca a pedagogia como ciência da educação, por que ela tem seus métodos de investigação, objetivos, e problemas, explica o fato da pedagogia ser um campo que possui analise ordenada do exercício educativo, que colabora para a investigação da natureza com a finalidade da pratica pedagógica e os processos que a envolvem.
 
O olhar da pedagogia precisa ser baseado em um conceito amplo da educação, para Libâneo as praticas educativas são extensas podem acontecer em qualquer lugar seja individualmente ou no contexto social, dentro da instituição ou não, sob cada aspecto do mesmo fator.

Dentre os vários tipos de praticas, de modo redundante, que são os processos em que a pessoa adquiriu, seja um conhecimento considerado uma educação informal e não institucionalizada. Podem ocorrer praticas educativas que acontecem também em lugares que não são convencionais para a educação, ocorrendo de modo que possuía fins educativos, eram organizados, nos meios de grupos sociais, específicos e essa pratica educativa que possui intenção, sistematização e institucionalização, realizadas em instituições ou em escolas que o autor Libâneo denomina educação formal.

Libâneo dizia que o processo de estudo da pedagogia era demarcado por um campo extenso de estudo, investigando as praticas educativas com objetivos sociais e de forma com intervenção pedagógica para fins da educação.


O pedagogo pode expressar-se através de suas atitudes, de sua postura educativa, essa posição é essencial para que as práticas educativas não aconteçam de modo isolado das outras relações sociais, pois, a pedagogia não pode dispensar sua posição para educar, não deve escolher quem ela vai formar. O autor justifica o motivo de a pedagogia existir, como área de conhecimento que busca fazer reflexões como um todo unindo a realidade da educação.


Dentro desse conceito o pedagogo é um profissional que pode exercer muitas atividades na condição da pratica educativa, podendo ocorrer direta ou indiretamente ligados a construção do saber e práxis, para a formação de cada pessoa, o pedagogo deve atuar utilizando os sistemas de ensino o macro, intermediário ou micro. Podendo trabalhar fora da escola com atividades pedagógicas em empresas, televisão órgãos públicos e etc. E dentro da escola a pedagogia pode trabalhar com os professores, gestores, pesquisadores, coordenadores e etc.

Essa descrição mostra evidentemente a diferença do exercício de professor, o pedagogo é um profissional que pode desenvolver varias opções educativas sendo formais ou não, o autor diz que a formação de pedagogo e professor não pode ser feita  em um curso.

A proposta de Libâneo é que sejam feitos dois cursos, um para a formação de pedagogos e outro para a formação de professores para outros níveis como: o ensino fundamental e médio. Depois o pedagogo teria um curso especializado para que ele esteja habilitado, tendo na base curricular conhecimentos, com fundamento dentro da educação, definido o contexto a fim de habilitá-lo para sua pratica profissional.

A identidade do profissional pedagogo pode incluir na área o trabalho de docente e trabalho pedagógico. É importante que o seja aplicado um método interativo com o alvo da formação humana em seus vários fatores, influenciando a pessoa de forma que adquira uma postura transformadora diante das realidades sociais, levando em conta sempre o seu papel como pedagogo.
Entendemos realmente que todo lugar , quer tenha a finalidade de ensinar quer não, presenciam práticas pedagógicas constantes, mas cada profissional pedagógico norteia um processo que adapte-se as mais variadas realidades dos indivíduos ali presentes e apresente práticas resolutivas para os problemas ali expostos.
Libâneo entende que a formação do professor e do pedagogo não pode ser feita em um único curso de formação de educadores, hoje em dia representados pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – Anfope.


O autor propõe que existam dois cursos, um de pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de licenciatura para formar professores para os níveis fundamentais e médio de ensino.



















Resumo Bibliográfico 


José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).

1966: Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

1984: Tornou-se mestre em Filosofia da Educação.

1990: Tornou-se doutor em Historia e Filosofia da Educação.

1967:I niciou suas atividades profissionais como Diretor do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (SP), por seis anos onde aplicou as teorias pedagógicas de John Dewey.

1973: Fundou e dirigiu por três anos o Centro de Treinamento e Formação de Professores da secretaria da Educação Estadual em Goiânia.

1975: Tornou-se professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás onde coordenou por 4 anos o curso de mestrado em Educação.

Entre 1976 e 1980: Foi afastado das suas atividades inclusive da secretaria de educação por ter seus direitos cassados pelo regime militar, onde passou a atuar em uma empresa particular na área de recursos humanos e depois passou a dirigir uma escola particular Colégio Vocacional de Goiânia .

1980: Obteve a anistia e pode voltar a lecionar na UFG na graduação e na pós-graduação, sendo que por 4 anos foi coordenador do mestrado em Educação Brasileira.

1996: Aposentou-se como professor titular.

Desde 1997: Até a presente data é Professor Titular da Universidade Católica do Goiás, atuando na pós-graduação, na graduação e sendo vice-coordenador do mestrado em educação. Pesquisa sobre temas como: Teoria da Educação, Didática e organização escolar, além de ministrar palestras em todo o Brasil, em universidades e para secretarias de educação. É consultor do CNPq , do CAPES e de varias associações cientificas e sindicais.   

Libâneo é autor das “tendências pedagógicas”, sendo  a favor da tendência crítico-social dos conteúdos. Esta tendência prioriza conteúdos culturais universais, incorporados pela humanidade em confronto com realidades sociais.

Seus ensinos são voltados ao desenvolvimento da consciência crítica de cada indivíduo proporcionando subsídios para que se torne um indivíduo transformador da sociedade













Principais obras




ACELERAÇÃO ESCOLAR – Estudos sobre educação de adolescentes e adultos  Edição do Autor (1976).


DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA - A pedagogia crítico social dos conteúdos Cortez Editora 1985, (2002, 20° edição


DIDÁTICA Cortez Editora 199, (2002, 21° edição)


ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? – Novas exigências educacionais e profissão docente Cortez Editora 1998, (2002, 6° edição)


PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ? Cortez Editora 1988, (2002, 6° Edição).


ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA. Editora Alternativa 2001, (2002, 5° edição







Referências de pesquisa online:










Grupo

Gardênia Santos Costa

Raiane Bonfim de Jesus




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