A TRANSFORMAÇÃO DA
ESCOLA POR CÉLESTIN FREINET
Neste texto, onde
através de estudo e busca em livros e artigos, demonstraremos o trabalho, as
propostas e métodos do educador Célestin Freinet, que mostrou que
com bom senso e respeito para com a autonomia de uma criança é possível
transformar a escola.
Na obra Pedagogia do Bom Senso, edição de 2004, a qual escolhemos para a leitura como orientação para nosso trabalho, está claro que não devemos privar demasiadamente a liberdade das crianças
tal quanto educadores ou pais, temos que confiar ao máximo a ela esta condição,
mostrando os caminhos para realizarem as devidas descobertas, com isso se
possibilitará o desenvolvimento de sua personalidade.
Segundo Freinet, o educador deve estar antes de
tudo preparado para despertar o interesse dos alunos para a aula e depois
colocá-los numa condição de satisfazerem suas necessidades, ajudando-os na
contribuição de elementos para a instrução e educação. (Freinet 1978, p.63)
Freinet defende o princípio que a criança
precisa de atividades livres, com base em suas experiências, não deixando de
lado a autoridade do educador, havendo o trabalho de cooperação entre as
mesmas. Esta é uma técnica de Freinet
onde se desenvolve uma prática educacional centrada exclusivamente no educando
focando as atividades manuais, tendo como objetivo a formação de crianças
ativas, capazes e responsáveis por uma futura mudança social, através do
verdadeiro conhecimento. Essa premissa
também deve voltar-se a adaptação das Escolas ao meio social da criança, onde
terá que haver dinamismo no seu contexto escolar, para que alcance o êxito no
destino do homem. (Costa, 2006, p.27)
Infeliz educação a que pretende, pela
explicação teórica, fazer crer aos indivíduos que podem ter acesso ao
conhecimento pelo conhecimento e não pela experiência. Produziria apenas doentes
do corpo e do espírito, falsos intelectuais inadaptados, homens incompletos e
impotentes. (Freinet, 1991, p.42)
Segundo Scarpatto (2004, p.89) o educador em pauta “Freinet não propõe método de ensino, mas técnicas pedagógicas para
trazer à aula o interesse, a alegria, a cooperação”.
Através destas técnicas é possível os
educandos desenvolverem várias habilidades, de acordo o disposto abaixo:
“TÉCNICAS DE FREINET = Autonomia =
Senso crítico = Envolvimento = Criatividade = Sociabilidade = Interesse = Comunicação”.
Freinet destaca que suas estratégias de
ensino não são rígidas e nem científicas, e sim fundamentadas na criação de
canal livre de expressão em conjunto com as atividades cooperativas, ou seja, com a produção de conhecimento em comum,
realizando a comunicação, a existência da imprensa escolar onde há a
transmissão, divulgação dos trabalhos, documentação com registros diários dos
acontecimentos tornando-os históricos e proporcionando a afetividade em seu
meio escolar.
São exemplos dessas práticas:
- Aula passeio: São as aulas realizadas fora da
sala de aula, que proporcionam ao aluno a observação da natureza,
relacionamento com as pessoas interagindo com a natureza. Com esta técnica
ocorre a oportunidade de estar diretamente em contato com o mundo, sendo possível
ouvir, tocar e sentir com riqueza de detalhes- o que ele até então, aprende com
os livros;
- Jornal escolar: Consiste na construção de um
jornal onde é desenvolvida a criatividade, a capacidade crítica e análise das
expressões orais e escritas. A produção e impressão dos textos é escolhida de
forma democrática pelos próprios estudantes, divulgando-se assim os fatos
interessantes ocorridos com a comunidade escolar;
- Correspondência
interescolar: Com a troca de correspondências entre as escolas,
proporcionada pelas próprias instituições escolares, tornou-se contagiante e
perdurou por muito tempo, envolvendo os educandos. Hoje com a internet, esse
tipo de comunicação pode ser desenvolvida de forma mais prática e eficiente,
por e-mails.
- Cooperativa escolar: Consiste na realização de
reuniões onde há um aluno como coordenador e outro como relator. A reunião é
organizada pelo educador, porém toda dirigida pelos alunos e tende a resolver e
discutir, conflitos e vários temas de interesse comum do grupo de alunos;
- Livro da vida:
É na verdade um livro grande onde os alunos têm acesso para que registrem todos
os acontecimentos do dia, podendo ser escrita ou ilustrada.
Freinet defende a tese de que
tanto adultos quanto as crianças não gostam de imposições autoritárias, ordens
rígidas, quando cada um prefere a escolha do tipo de trabalho que melhor lhe
convém, mesmo que não lhe traga vantagem alguma. Também afirma que as atitudes
comportamentais de uma criança variam de acordo suas condições fisiológicas e
orgânicas.
A PROPOSTA PEDAGÓGICA
Freinet defende a ideia de que a escola deve
proporcionar ao aluno a prática do trabalho real, ou seja, a prática
educacional embasado na realidade e não de forma teórica com aplicabilidade
apenas utilizando os livros.
Este
importante educador francês foi identificado como um dos educadores que inseriu
a Nova Escola, a partir do século 20, contra o ensino Tradicional embasado na
centralização do professor e enciclopédias, partindo com a proposta de ensino
ativo voltado ao aluno.
Rosa
Maria Whitaker Sampaio, coordenadora do Pólo São Paulo da Federação
Internacional dos Movimentos da Escola Moderna (FIMEM), diz que Freinet sempre acreditou que é preciso
transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições
sociais.
Freinet, em sua teoria em oposição a outros
pedagogos inclusive os da Nova Escola, defende a teoria de que o trabalho e a
cooperação vêm em primeiro lugar e seu objetivo era criar uma “escola do povo”.
O
aprender em sua concepção, deveria
partir da experiência de vida, isso é possível partindo do trabalho
desenvolvido através do pensamento lógico e inteligente. Fundamentado na intervenção do professor apenas
para a organização do trabalho, descartando as imposições e ameaças da
exigência advinda da realização deste trabalho. Para ele, o envolvimento e
desenvolvimento da aprendizagem do educando através da disciplina escolar se
deve a execução da atividade que chame a atenção da criança envolvendo-a de tal
maneira a torná-la instantaneamente disciplinada.
Um dos
fortes aspectos de Freinet era a
liberdade relacionada, porém não desvinculada, de acordo com a vida e o
trabalho de cada um, capaz de proporcionar ao educando a possibilidade de
vencer as dificuldades. As técnicas pedagógicas por ele desenvolvidas definem o
objetivo de envolver todas as crianças no processo de aprendizagem, mesmo
apresentando diferenças de caráter, inteligência ou condição social.
Freinet criou vários textos, onde demonstra
de forma elaborada, o cotidiano e vida de vários personagens na realidade, para
que de certa forma, entendêssemos e refletíssemos buscando transformar a forma
tradicional de se educar uma criança, como demonstrado abaixo em um trecho do
texto “Fazer a criança sentir sede”
(Freinet, 2004, p.19)
“Coloquem essa criança num meio vivo,
se possível comunitário, com possibilidade de se entregar às atividades que
fazem parte da sua natureza. Então, nas refeições ou antes delas, estará
esfomeada.
O problema da alimentação mudará de
sentido e de espírito. Já não será preciso você empurrar à força uma sopa
recusada de antemão, mas sim fornecer somente os materiais suficientes e
válidos. Os processos de deglutição e de digestão já não são problema seu. Não
se obriga o cavalo que não está com sede a beber!”
Resumo bibliográfico
Célestin Freinet,
nasceu em 15 de outubro de 1896, na cidade Gars, sudoeste da
França, em uma família com oito filhos.
Foi aluno da Escola Normal de Nice, teve seus
estudos interrompidos pela mobilização da primeira guerra mundial (1914-1918). Antes de começar a cursar o magistério foi pastor de
rebanhos.
Devido suas desagradáveis experiências no
período escolar, despertou em si o desejo de mudança e construir uma escola
nova.
Sua primeira experiência pedagógica foi em 01 de
janeiro de 1920, quando foi nomeado professor de uma pequena escola primária na
zona rural. Assim, colocou em prática alguns de seus principais experimento
como a aula-passeio e o livro da vida.
Em 1923 Freinet
comprou um tipógrafo para auxiliar em suas aulas, pois seu grave estado de
saúde pulmonar o impossibilitava de falar por muito tempo. Começou então a impressão de textos livres e
jornais de classe para seus alunos, produzido pelas próprias crianças. Estes
jornais eram trocados com os jornais de outras escolas, onde estes mesmos textos
eram utilizados como materiais didáticos.
Foi o fundador da cooperativa do ensino leigo
para desenvolvimento e intercâmbio de novos instrumentos pedagógicos. Acabou
sendo exonerado do cargo de professor, por viver em uma comunidade conservadora
que discordava do seu método didático.
Em 1935, com
o apoio da sua esposa Élise Freinet, construiu uma escola própria em Sant Paul de Vence e foi o criador juntamente com *Romain Rolland, do
Projeto Frente da Infância.
Ficou preso um ano durante a segunda guerra
mundial, onde adoeceu e agravou seu problema pulmonar. Neste período que esteve preso lecionava para seus
companheiros de cela e foi neste período também que enquanto ele se estabelecia
escreveu a maior parte de suas obras. E, com muitos obstáculos enfrentados e superados suas obras se espalharam pelo mundo nos anos
50.
Após ter sido libertado reorganizou a sua escola e preocupado com o excesso
de alunos na sala criou uma campanha onde devia conter em sala de aula no
máximo 25 alunos.
O que o diferenciava dos demais pensadores do
movimento Escola Nova era a criação do movimento em prol da escola popular.
Morreu em Vence, na França dia 08 de dezembro de
1966.
* Romain
Rolland foi um novelista, biógrafo e músico francês. Recebeu o Nobel de
Literatura de 1915. Doutorou-se em Arte em 1895, foi professor de História da
Arte na École Normale de Paris e professor de História da Música na Sorbonne.
A criança é de mesma natureza que o adulto.
Ser maior não significa, necessariamente, estar acima dos outros.
É preciso ter esperanças otimistas na vida.
A criança e o adulto não gostam de uma disciplina rígida, quando isto
significa obedecer passivamente uma ordem externa.
É preciso abolir a escolástica.
A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona
como um circuito fechado,
independente dos demais elementos vitais do
indivíduo, como ensina à escolástica.
A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas.
Célestin Freinet
Vídeo disponíveis fornecidos pelos alunos do curso de Pedagogia da UFSC:
Principais obras
- FREINET, Célestin, Conselho aos Pais. Lisboa,
Editorial Estampa,1974.
- FREINET, Célestin,O Jornal Escolar. Lisboa,
Editorial Estampa,1974.
- FREINET, Célestin, As Técnicas Freinet da Escola Moderna.
Lisboa Editorial Estampa Ltda., 1975.
- FREINET, Célestin, O texto livre. Lisboa, Dinalivros,
1976.
- FREINET, Célestin e
SALENGROS, R. Modernizar a Escola.
Lisboa, Dinalivros, 1977.
- FREINET, Célestin. O Método Natural I - A
aprendizagem da Língua. Lisboa, Editorial Estampa,1977.
- FREINET, Célestin. O Método Natural II - A
aprendizagem do Desenho. Lisboa, Editorial Estampa,1977.
- FREINET, Célestin. O Método Natural III - A
aprendizagem da escrita. Lisboa, Editorial Estampa,1977.
- FREINET, Célestin, A Leitura pela Imprensa na Escola
.Lisboa, Dinalivros, 1977.
- FREINET, Célestin, Para uma Escola do Povo: guia prático
para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular.
São Paulo: Martins Fontes,1996; Lisboa: Editorial Presença,1978.
- FREINET, Célestin, A Saúde Mental da Criança. Lisboa,
Edições 70, 1978.
- FREINET, Célestin, Pedagogia do Bom Senso. São Paulo:
Martins Fontes,1996.
- FREINET, Célestin, Educação pelo trabalho. São Paulo:
Martins Fontes,1998.
- FREINET, Célestin, Ensaio de Psicologia Sensível. São
Paulo: Martins Fontes,1998.
Grupo
Aliandra Dias da Silva dos Santos
Sebastiana de Cássia Bonfim Pereira
Monique Minunzio
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