quarta-feira, 5 de junho de 2013

Célestin Freinet

A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA POR CÉLESTIN FREINET

Neste texto, onde através de estudo e busca em livros e artigos, demonstraremos o trabalho, as propostas e métodos do educador Célestin Freinet, que mostrou que com bom senso e respeito para com a autonomia de uma criança é possível transformar a escola.
Na obra Pedagogia do Bom Senso, edição de 2004, a qual escolhemos para  a leitura como orientação para nosso trabalho,  está claro que não devemos privar demasiadamente a liberdade das crianças tal quanto educadores ou pais, temos que confiar ao máximo a ela esta condição, mostrando os caminhos para realizarem as devidas descobertas, com isso se possibilitará o desenvolvimento de sua personalidade.
Segundo Freinet, o educador deve estar antes de tudo preparado para despertar o interesse dos alunos para a aula e depois colocá-los numa condição de satisfazerem suas necessidades, ajudando-os na contribuição de elementos para a instrução e educação.  (Freinet 1978, p.63)
Freinet defende o princípio que a criança precisa de atividades livres, com base em suas experiências, não deixando de lado a autoridade do educador, havendo o trabalho de cooperação entre as mesmas. Esta é uma técnica de Freinet onde se desenvolve uma prática educacional centrada exclusivamente no educando focando as atividades manuais, tendo como objetivo a formação de crianças ativas, capazes e responsáveis por uma futura mudança social, através do verdadeiro conhecimento. Essa premissa também deve voltar-se a adaptação das Escolas ao meio social da criança, onde terá que haver dinamismo no seu contexto escolar, para que alcance o êxito no destino do homem. (Costa, 2006, p.27)

Infeliz educação a que pretende, pela explicação teórica, fazer crer aos indivíduos que podem ter acesso ao conhecimento pelo conhecimento e não pela experiência. Produziria apenas doentes do corpo e do espírito, falsos intelectuais inadaptados, homens incompletos e impotentes. (Freinet, 1991, p.42)

Segundo Scarpatto (2004, p.89) o educador em pauta “Freinet não propõe método de ensino, mas técnicas pedagógicas para trazer à aula o interesse, a alegria, a cooperação”.
Através destas técnicas é possível os educandos desenvolverem várias habilidades, de acordo o disposto abaixo:
“TÉCNICAS DE FREINET = Autonomia = Senso crítico = Envolvimento = Criatividade = Sociabilidade = Interesse = Comunicação”.
Freinet destaca que suas estratégias de ensino não são rígidas e nem científicas, e sim fundamentadas na criação de canal livre de expressão em conjunto com as atividades cooperativas, ou seja,  com a produção de conhecimento em comum, realizando a comunicação, a existência da imprensa escolar onde há a transmissão, divulgação dos trabalhos, documentação com registros diários dos acontecimentos tornando-os históricos e proporcionando a afetividade em seu meio escolar.
São exemplos dessas práticas:
- Aula passeio: São as aulas realizadas fora da sala de aula, que proporcionam ao aluno a observação da natureza, relacionamento com as pessoas interagindo com a natureza. Com esta técnica ocorre a oportunidade de estar diretamente em contato com o mundo, sendo possível ouvir, tocar e sentir com riqueza de detalhes- o que ele até então, aprende com os livros;
- Jornal escolar: Consiste na construção de um jornal onde é desenvolvida a criatividade, a capacidade crítica e análise das expressões orais e escritas. A produção e impressão dos textos é escolhida de forma democrática pelos próprios estudantes, divulgando-se assim os fatos interessantes ocorridos com a comunidade escolar;
- Correspondência interescolar: Com a troca de correspondências entre as escolas, proporcionada pelas próprias instituições escolares, tornou-se contagiante e perdurou por muito tempo, envolvendo os educandos. Hoje com a internet, esse tipo de comunicação pode ser desenvolvida de forma mais prática e eficiente, por e-mails.
- Cooperativa escolar: Consiste na realização de reuniões onde há um aluno como coordenador e outro como relator. A reunião é organizada pelo educador, porém toda dirigida pelos alunos e tende a resolver e discutir, conflitos e vários temas de interesse comum do grupo de alunos;
- Livro da vida: É na verdade um livro grande onde os alunos têm acesso para que registrem todos os acontecimentos do dia, podendo ser escrita ou ilustrada.

       Freinet defende a tese de que tanto adultos quanto as crianças não gostam de imposições autoritárias, ordens rígidas, quando cada um prefere a escolha do tipo de trabalho que melhor lhe convém, mesmo que não lhe traga vantagem alguma. Também afirma que as atitudes comportamentais de uma criança variam de acordo suas condições fisiológicas e orgânicas.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA
Freinet defende a ideia de que a escola deve proporcionar ao aluno a prática do trabalho real, ou seja, a prática educacional embasado na realidade e não de forma teórica com aplicabilidade apenas utilizando os livros.
Este importante educador francês foi identificado como um dos educadores que inseriu a Nova Escola, a partir do século 20, contra o ensino Tradicional embasado na centralização do professor e enciclopédias, partindo com a proposta de ensino ativo voltado ao aluno.
Rosa Maria Whitaker Sampaio, coordenadora do Pólo São Paulo da Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna (FIMEM), diz que Freinet sempre acreditou que é preciso transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições sociais.
Freinet, em sua teoria em oposição a outros pedagogos inclusive os da Nova Escola, defende a teoria de que o trabalho e a cooperação vêm em primeiro lugar e seu objetivo era criar uma “escola do povo”.
O aprender em sua concepção, deveria  partir da experiência de vida, isso é possível partindo do trabalho desenvolvido através do pensamento lógico e inteligente.  Fundamentado na intervenção do professor apenas para a organização do trabalho, descartando as imposições e ameaças da exigência advinda da realização deste trabalho. Para ele, o envolvimento e desenvolvimento da aprendizagem do educando através da disciplina escolar se deve a execução da atividade que chame a atenção da criança envolvendo-a de tal maneira a torná-la instantaneamente disciplinada.
Um dos fortes aspectos de Freinet era a liberdade relacionada, porém não desvinculada, de acordo com a vida e o trabalho de cada um, capaz de proporcionar ao educando a possibilidade de vencer as dificuldades. As técnicas pedagógicas por ele desenvolvidas definem o objetivo de envolver todas as crianças no processo de aprendizagem, mesmo apresentando diferenças de caráter, inteligência ou condição social.
Freinet criou vários textos, onde demonstra de forma elaborada, o cotidiano e vida de vários personagens na realidade, para que de certa forma, entendêssemos e refletíssemos buscando transformar a forma tradicional de se educar uma criança, como demonstrado abaixo em um trecho do texto “Fazer a criança sentir sede” (Freinet, 2004, p.19)
“Coloquem essa criança num meio vivo, se possível comunitário, com possibilidade de se entregar às atividades que fazem parte da sua natureza. Então, nas refeições ou antes delas, estará esfomeada.
O problema da alimentação mudará de sentido e de espírito. Já não será preciso você empurrar à força uma sopa recusada de antemão, mas sim fornecer somente os materiais suficientes e válidos. Os processos de deglutição e de digestão já não são problema seu. Não se obriga o cavalo que não está com sede a beber!”

 Resumo bibliográfico


Célestin  Freinet, nasceu em 15 de outubro de 1896, na cidade Gars, sudoeste da França, em uma família com oito filhos.
Foi aluno da Escola Normal de Nice, teve seus estudos interrompidos pela mobilização da primeira guerra mundial (1914-1918). Antes de começar a cursar o magistério foi pastor de rebanhos.

Devido suas desagradáveis experiências no período escolar, despertou em si o desejo de mudança e  construir uma escola nova.

Sua primeira experiência pedagógica foi em 01 de janeiro de 1920, quando foi nomeado professor de uma pequena escola primária na zona rural. Assim, colocou em prática alguns de seus principais experimento como a aula-passeio e o livro da vida.

Em 1923 Freinet comprou um tipógrafo para auxiliar em suas aulas, pois seu grave estado de saúde pulmonar o impossibilitava de falar por muito tempo.  Começou então a impressão de textos livres e jornais de classe para seus alunos, produzido pelas próprias crianças. Estes jornais eram trocados com os jornais de outras escolas, onde estes mesmos textos eram utilizados como materiais didáticos.

Foi o fundador da cooperativa do ensino leigo para desenvolvimento e intercâmbio de novos instrumentos pedagógicos. Acabou sendo exonerado do cargo de professor, por viver em uma comunidade conservadora que discordava do seu método didático.
 Em 1935, com o apoio da sua esposa Élise Freinet, construiu uma escola própria em Sant Paul de Vence e foi o criador juntamente com *Romain Rolland, do Projeto Frente da Infância.

Ficou preso um ano durante a segunda guerra mundial, onde adoeceu e agravou seu problema pulmonar.  Neste período que esteve preso lecionava para seus companheiros de cela e foi neste período também que enquanto ele se estabelecia escreveu a maior parte de suas obras. E,  com muitos obstáculos enfrentados e superados  suas obras se espalharam pelo mundo nos anos 50. 

Após ter sido libertado reorganizou a sua escola e preocupado com o excesso de alunos na sala criou uma campanha onde devia conter em sala de aula no máximo 25 alunos.
O que o diferenciava dos demais pensadores do movimento Escola Nova era a criação do movimento em prol da escola popular.

Morreu em Vence, na França dia 08 de dezembro de 1966.


* Romain Rolland foi um novelista, biógrafo e músico francês. Recebeu o Nobel de Literatura de 1915. Doutorou-se em Arte em 1895, foi professor de História da Arte na École Normale de Paris e professor de História da Música na Sorbonne.




A criança é de mesma natureza que o adulto.
Ser maior não significa, necessariamente, estar acima dos outros.
É preciso ter esperanças otimistas na vida.
A criança e o adulto não gostam de uma disciplina rígida, quando isto significa obedecer passivamente uma ordem externa.

É preciso abolir a escolástica.

A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um circuito fechado, 
independente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina à escolástica.

A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas.
                                                                                                      
                                                                                                                Célestin Freinet



Vídeo disponíveis fornecidos pelos alunos do curso de Pedagogia da UFSC:





 Principais obras

  • FREINET, Célestin, Conselho aos Pais. Lisboa, Editorial Estampa,1974.

  • FREINET, Célestin,O Jornal Escolar. Lisboa, Editorial Estampa,1974.

  • FREINET, Célestin, As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa Editorial Estampa Ltda., 1975.

  • FREINET, Célestin, O texto livre. Lisboa, Dinalivros, 1976.

  • FREINET, Célestin e SALENGROS, R. Modernizar a Escola. Lisboa, Dinalivros, 1977.

  • FREINET, Célestin. O Método Natural I - A aprendizagem da Língua. Lisboa, Editorial Estampa,1977.

  • FREINET, Célestin. O Método Natural II - A aprendizagem do Desenho. Lisboa, Editorial Estampa,1977.

  • FREINET, Célestin. O Método Natural III - A aprendizagem da escrita. Lisboa, Editorial Estampa,1977.

  • FREINET, Célestin, A Leitura pela Imprensa na Escola .Lisboa, Dinalivros, 1977.

  • FREINET, Célestin, Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. São Paulo: Martins Fontes,1996; Lisboa: Editorial Presença,1978.

  • FREINET, Célestin, A Saúde Mental da Criança. Lisboa, Edições 70, 1978.

  • FREINET, Célestin, Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes,1996.

  • FREINET, Célestin, Educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes,1998.

  • FREINET, Célestin, Ensaio de Psicologia Sensível. São Paulo: Martins Fontes,1998.








Grupo
  
Aliandra  Dias da Silva dos Santos
Sebastiana de Cássia  Bonfim Pereira
Monique Minunzio

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